As atividades da Marcha Virtual se estendem até o dia 27 de novembro
Desde o dia 20 de outubro o Coletivo de Intelectuais Negras e Negros (CDINN) está promovendo a Marcha Virtual Faremos Palmares de Novo, em defesa do Quilombo de Palmares que é um patrimônio cultural do Mercosul.
A Marcha Virtual, composta por uma série de atividades como lançamentos de músicas, livros e documentários, mesas redondas e debates online, tem por objetivo estimular discussões a respeito do racismo e da desigualdade racial no Brasil.
Nesta quinta-feira, 19 de novembro, às 19 horas, acontece o encontro “Memórias e múltiplos olhares sobre Palmares: os/as pioneiros/as da primeira subida da Serra da Barriga”. Já na sexta-feira, dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra será realizada uma subida e ocupação virtual da Serra da Barriga – território ancestral, no município de União dos Palmares/AL – através do aplicativo Manif.
O Dia Nacional da Consciência Negra e o território da Serra da Barriga representam marcos políticos extremamente importantes para inúmeras gerações de ativistas e intelectuais negras e negros que lutaram e seguem lutando pela constituição de espaços institucionais, econômicos e político-culturais, políticas efetivas de enfrentamento ao racismo e promoção de igualdade racial no Brasil. O CDINN ainda manifesta apoio e solidariedade à iniciativas e ações em todos os países onde populações negras e africanas habitam.
A Marcha Virtual Faremos Palmares de Novo tem o apoio da SIPAD e do NEAB-UFPR.
Para conferir a programação e demais informações, acesse o site do CDINN: