A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza, até o dia 27 de novembro, o III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica. O evento em formato online oferece uma programação com conferências e mesas-redondas com temáticas relacionadas às pessoas com deficiência, altas habilidades e outras necessidades educacionais específicas no contexto atual da pandemia da Covid-19.
O Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica surgiu a partir de uma necessidade identificada por coordenadores de Núcleos de Acessibilidade de diversas Instituições de Ensino Superior (IES) do Brasil, como espaço de debate, divulgação de estudos e trocas de experiências de práticas inclusivas voltadas para o público alvo da educação especial.
Até então haviam sido realizadas duas edições, uma em 2014 e a outra em 2017, ambas presenciais, realizadas na cidade do Natal/RN e promovidas pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). A primeira edição foi norteada pelo tema “Conjugando Igualdade e Diferença como Condição para Assegurar o Direito ao Direito” e contou com a parceria do Ministério da Educação.
Já a edição de 2017, aberta a sociedade, contou com uma organização interinstitucional com apoio das Universidades Federais do Paraná (UFPR), da Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), de São Carlos (UFSCar), de Goiás (UFG) e do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA) e teve como objetivos debater o panorama geral e as tendências da política de educação inclusiva no Ensino Superior, assim como discutir os avanços e desafios dos núcleos de acessibilidade no âmbito das Instituições Públicas de Educação Superior/IPES.
Considerando o atual contexto mundial em que a sociedade passa, surgem novos desafios e tensionamentos para o enfrentamento da pandemia, em que o distanciamento social é uma das medidas de proteção e as redes digitais ganham relevância nos meios de comunicação. Essa realidade no âmbito educacional põe em evidência a exclusão de uma parcela da população, dentre as quais pessoas com deficiência não conseguem participar efetivamente da educação online.
Diante deste contexto, o III Congresso Nacional de Inclusão na Educação Superior e Educação Profissional Tecnológica traz para sua 3ª edição, o tema “Questões Emergentes no Contexto da Pandemia de Covid 19”, com o objetivo de promover um espaço coletivo de debate e de visibilidade sobre questões que precisam ser levadas em consideração em relação às pessoas com deficiência, altas habilidades e outras necessidades específicas para garantir o direito a uma Educação Superior de qualidade em tempos de pandemia.
Para mais informações basta acessar o site do Congresso clicando aqui.