*Por Gustavo Henrique Thomaz Ramos
A primeira pesquisa para mapear o perfil sócio-demográfico das lésbicas e sapatão do Brasil ocorrerá a partir de 29 de agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, se estendendo até o fim do mês de março de 2022.
A pesquisa censitária, realizada por integrantes da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e da Associação Lésbica Feminista de BrasÃlia – Coturno de Vênus, visa coletar informações que irão subsidiar a formulação de polÃticas públicas direcionadas a lésbicas e sapatão. Poderão participar do I LesboCenso Nacional todas as lésbicas e sapatão residentes no Brasil e maiores de 18 anos. A pesquisa consistirá de um questionário, que será disponibilizado online, onde serão abordados temas como: trabalho, educação, saúde, relacionamentos, relações familiares e redes de apoio.
O Dossiê do LesbocÃdio relata que, entre 2014 e 2017, ocorram 126 assassinatos de lésbicas no Brasil, motivados por lesbofobia. A organização do I LesboCenso também pretende, através da pesquisa de mapeamento, estimar a prevalência da violência e da lesbofobia no paÃs.
Além do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado dia 29, hoje, dia 19 de agosto, comemora-se o Dia do Orgulho Lésbico. Tendo em vista essas duas datas de muita importância, não apenas para a comunidade lésbica, mas também para a democracia e a diversidade na sociedade como um todo, e também tendo em vista os números do Dossiê do LesbocÃdio, percebe-se o quão importante é o estabelecimento de polÃticas públicas para lésbicas e sapatão. Logo, o I LesboCenso Nacional configura-se como ferramenta chave para a manutenção dos direitos dessa população.
Para mais informações sobre o I LesboCenso Nacional confira o Instagram @lesbocenso, ou entre em contato pelo e-mail lesbocenso@lesbocenso.com.br. E não esqueça da data de lançamento do questionário online: 29 de agosto.Â
*Gustavo Henrique Thomaz Ramos é bolsista do Núcleo de Comunicação da SIPAD e estudante de Letras Português/Inglês na UFPR.