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Bolsistas PIBIS têm artigo publicado em revista de Humanidades da UNIFAP.

Por Gustavo Henrique Thomaz Ramos*

As Bolsistas do PIBIS, Thaís Pedrinho de Pontes e Vilma Alves de Almeida, tiveram seu artigo “Perfis das Trabalhadoras e dos Trabalhadores egressos/as da UFPR Setor Litoral” publicado este ano na revista PRACS (Revista Eletrônica de Humanidades do Curso de Ciências Sociais da UNIFAP). As bolsistas, estudantes do Curso de Serviço Social na UFPR, foram co-autoras do artigo juntamente com a Prof.ª Dr.ª Adriana Lucinda de Oliveira, com o Prof.º Dr. Emerson Joucoski, e com a Prof.ª. Me. Elsi Cardoso Alano, docentes da UFPR.

O artigo visa traçar o perfil dos/as/es egressos/as/es do Setor Litoral da UFPR, a partir da análise de dados colhidos através da aplicação de questionários de graduados/as, entre os anos de 2009 e 2016, pelo grupo de pesquisa Educação e Trabalho do Setor Litoral. Foram analisadas 256 respostas, de sete cursos do Setor. O artigo também traça um panorama de cada um dos sete cursos analisados – cursos de Gestão: Ambiental, Empreendedorismo, Pública, Turismo, Desportiva e do Lazer; curso de Licenciatura em Ciências, e curso de Serviço Social – e apresenta como seria o perfil do/a/e profissional egresso/a/e de cada um dos cursos segundo os respectivos projetos pedagógicos. Os sete cursos analisados foram escolhidos em virtude do número de respondentes egressos/as/es de cada um deles ser maior do que 25% do seu total de formados.      

Card para divulgação científica. 

Imagem gráfica: sobre um fundo com linhas pautadas, similar a uma página de caderno, há uma caixa com fundo branco com o título: Perfis das Trabalhadoras e dos Trabalhadores Egressos/as da UFPR Setor Litoral. O subtítulo encontra-se logo abaixo: As bolsistas do PIBIS, Thaís Pontes e Vilma Almeida, têm artigo publicado em revista de Humanidades da UNIFAP. O artigo visa traçar o perfil dos/as/es egressos/as/es do Setor Litoral da UFPR, a partir de dados colhidos através da aplicação de questionários de graduados/as, entre os anos de 2009 e 2016, pelo grupo de pesquisa “Educação e Trabalho” do Setor Litoral. Acima do quadro, têm-se pequenos ícones gráficos de um lápis, uma folha de papel, um caderno e uma lupa. Abaixo do quadro branco encontra-se, em letras pequenas, a fonte dos ícones presentes na imagem: Daphnê Panagiotopoulou do Noun Project. Ao lado da fonte dos ícones, estão os logos da SIPAD e da UFPR.
Créditos e edição de arte: Letícia Mayumi, Bia Vieira e Eduardo Gomes.


Ao analisar os dados recolhidos das respostas dos egressos/as/es dos sete cursos referidos, as pesquisadoras e o pesquisador concluíram que a nova dinâmica trabalhista, com a flexibilização de leis protetoras do trabalhador, tem tornado mais incerta e instável a inserção dos egressos/as/es do Setor Litoral no mercado de trabalho. A exemplo disso, as autoras e o autor destacam o número considerável de egressos/as/es trabalhando em áreas diferentes àquelas de sua formação – 25% dos egressos/as/es de Gestão Ambiental, por exemplo – e também o número de formados/as/es que resolveu voltar-se a continuação dos estudos como forma de atender as demandas do mercado de trabalho incerto. 


A análise dos dados a respeito do perfil dos/as/es formados/as/es visa a “construção sistemática de um banco de dados sobre a população egressa, compondo processos de avaliação dos cursos e do próprio Campus.” (de OLIVEIRA, et al., p.231, 2021) 

As pesquisadoras e o pesquisador também destacam que a análise dos dados a respeito do perfil dos/as/es formados/as/es visa a “construção sistemática de um banco de dados sobre a população egressa, compondo processos de avaliação dos cursos e do próprio Campus.” (de OLIVEIRA, et al., p.231, 2021) 

O artigo das bolsistas do PIBIS, das professoras e do professor da UFPR, se constitui, portanto, de uma ferramenta de garantia ao direito à Universidade Pública, uma vez que, ao realizar a análise do perfil dos/as/es egressos/as/es, permite que a Universidade se auto-avalie, e repense práticas, metodologias e políticas para melhor atender os/as/es estudantes que ainda virão. As autoras e o autor citam, a esse respeito, que o alto número de egressos/as/es da licenciatura em Ciências (42%) que não conseguiram trabalho na área de formação levou a discussões internas no curso para modificá-lo e, assim, permitir uma melhor inserção dos estudantes mercado de trabalho. 

Para conferir o artigo na íntegra, clique aqui

A SIPAD tem como atribuição atuar nas diferentes áreas que tratam das políticas afirmativas, de inclusão, de gênero e diversidade. Se você é estudante, ou servidor/a técnica/o e docente e tem desenvolvido pesquisa em uma dessas temáticas e tiver interesse em divulgar uma síntese de seu estudo no site da SIPAD, contate-nos pelo email: proafe.comunica@ufpr.br .

*Gustavo Thomaz Ramos é bolsista do Núcleo de Comunicação da SIPAD e estudante de Letras Português/Inglês na UFPR.

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