Menu

Lançamento do I LesboCenso Nacional

*Por Gustavo Henrique Thomaz Ramos

A primeira pesquisa para mapear o perfil sócio-demográfico das lésbicas e sapatão do Brasil ocorrerá a partir de 29 de agosto, Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, se estendendo até o fim do mês de março de 2022.

A pesquisa censitária, realizada por integrantes da Liga Brasileira de Lésbicas (LBL) e da Associação Lésbica Feminista de Brasília – Coturno de Vênus, visa coletar informações que irão subsidiar a formulação de políticas públicas direcionadas a lésbicas e sapatão. Poderão participar do I LesboCenso Nacional todas as lésbicas e sapatão residentes no Brasil e maiores de 18 anos. A pesquisa consistirá de um questionário, que será disponibilizado online, onde serão abordados temas como: trabalho, educação, saúde, relacionamentos, relações familiares e redes de apoio.

O Dossiê do Lesbocídio relata que, entre 2014 e 2017, ocorram 126 assassinatos de lésbicas no Brasil, motivados por lesbofobia. A organização do I LesboCenso também pretende, através da pesquisa de mapeamento, estimar a prevalência da violência e da lesbofobia no país.

Imagem gráfica com fundo composto por uma foto tirada por Diogo Fagundes no Unsplash. Na foto há duas mulheres sorridentes com os rostos encostados, de maneira carinhosa. A primeira mulher, que está mais atrás, é negra, tem os cabelos pretos com dreads e enfeites coloridos, usa óculos preto e blusa branca com detalhes. A segunda, é negra, tem a cabeça raspada, usa brincos, colar e roupa branca. Ela segura rosas na cor rosa. A foto mostra até seu busto e o seu rosto está virado para a esquerda, estando de perfil. À esquerda, há um grande círculo violeta, sobre ele, em laranja, está à data: 19/08/2021 e em branco e em destaque: Dia do Orgulho Lésbico. Embaixo, estão as logos do NGDS, da UFPR e da SIPAD.
Créditos da arte: Bia Vieira e Letícia Mayumi.

Além do Dia Nacional da Visibilidade Lésbica, comemorado dia 29, hoje, dia 19 de agosto, comemora-se o Dia do Orgulho Lésbico. Tendo em vista essas duas datas de muita importância, não apenas para a comunidade lésbica, mas também para a democracia e a diversidade na sociedade como um todo, e também tendo em vista os números do Dossiê do Lesbocídio, percebe-se o quão importante é o estabelecimento de políticas públicas para lésbicas e sapatão. Logo, o I LesboCenso Nacional configura-se como ferramenta chave para a manutenção dos direitos dessa população.

Para mais informações sobre o I LesboCenso Nacional confira o Instagram @lesbocenso, ou entre em contato pelo e-mail lesbocenso@lesbocenso.com.br. E não esqueça da data de lançamento do questionário online: 29 de agosto. 

*Gustavo Henrique Thomaz Ramos é bolsista do Núcleo de Comunicação da SIPAD e estudante de Letras Português/Inglês na UFPR.

UFPR nas Redes Sociais

UFPR no Flickr
Universidade Federal do Paraná
PROAFE
Rua XV de Novembro, nº784 - Praça Santos Andrade (Térreo)
Fone(s): (41) 3310-2699
CEP 80.060-000 | Curitiba |


©2025 - Universidade Federal do Paraná

Desenvolvido em Software Livre e hospedado pelo Centro de Computação Eletrônica da UFPR